Cem (100) Agentes Comunitários de Saúde de Campo Largo e mais 30 dos municípios de Araucária, Balsa Nova e Contenda foram capacitados na manhã de segunda-feira (26) sobre como instruir e quem pode doar sangue para o HEMEPAR (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná). Estiveram presentes no encontro, que foi realizado na Câmara de Vereadores de Campo Largo, o prefeito Marcelo Puppi e a Secretária Municipal de Saúde, Chrystiane Chemin, recepcionando os Diretores do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach e Helder Lazarotto.

A Assistente Social do Centro, Fabiane Janata, ministrou informações importantes sobre a necessidade de ampliar a doação de sangue no estado – todos os tipos – e frisou como um simples gesto pode salvar muitas vidas. A Prefeitura de Campo Largo disponibiliza um ônibus, gratuitamente, na última sexta-feira de todo mês, para 28 cidadãos que queiram doar sangue ao Hemepar. O transporte sai às 7h30min do Centro Médico Hospitalar e leva os doadores até Curitiba.

O primeiro ônibus sairá nesta próxima sexta-feira, dia 30 de junho, e uma declaração de trabalho é fornecida aos doadores que são novamente trazidos para Campo Largo, após cerca de 2 a 3 horas da doação. (Maiores informações no Centro Médico, pelos telefones: 3750-2001 / 3750-2002 / 3750-2014)

 

COMO E QUEM PODE DOAR

Para doar sangue, você precisa estar alimentado, hidratado, descansado, pesar mais de 50 quilos, ser maior de idade e ter até 69 anos de idade.

A partir de 16 anos, você pode doar, desde que tenha autorização dos pais ou responsáveis por escrito ou venha acompanhado de um deles.

É imprescindível a apresentação de documento oficial com foto; após a doação, será solicitado que o doador (a) permaneça nas dependências do Banco de Sangue para que realize um lanche e seja verificado as condições após a doação.

• Mulheres podem doar sangue a cada 91 dias, até três vezes ao ano;
• Homens, a cada 61 dias, quatro vezes ao ano;
• Pessoas com tatuagens ou piercing’s podem doar somente após um ano da realização do procedimento.