Leila Cordeiro de Lima entrou na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazenda Rio Grande na tarde dessa terça-feira (27) para conhecer o processo que faz com que o esgoto de sua casa possa voltar ao rio, na forma de efluente tratado. Ela e outros vizinhos, junto com vereadores do município, participaram de uma visita técnica promovida pela Sanepar para apresentar a unidade de tratamento e informar sobre os investimentos que vão ampliar e melhorar as condições de saneamento da cidade.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, falou dos índices de saneamento do município e da obra que está sendo feita para beneficiar milhares de famílias. “Hoje eu fiz questão de estar aqui com o prefeito, com vereadores e toda equipe da Sanepar para prestarmos contas. Mostramos como a Companhia está trabalhando para promover qualidade de vida, saúde e melhores condições ambientais na Fazenda Rio Grande”, afirmou Chaowiche.

A ETE Fazenda Rio Grande foi inaugurada em 1998 e é responsável por tratar todo o esgoto coletado no município, um volume de 130 litros por segundo. Para melhorar as condições da estação, principalmente com relação ao odor decorrente do processo, a Sanepar está investindo cerca de R$ 2,2 milhões. Para este ano, está prevista a instalação de dois equipamentos de última geração e de alta eficiência, utilizados para queimar o gás proveniente do processo de tratamento do esgoto.

 

VISITA – As instalações da ETE foram apresentadas por técnicos da Sanepar, que explicaram cada etapa do processo de tratamento do esgoto e também esclareceram os questionamentos dos visitantes. De mãos dadas com o neto, Leila disse que todo o conhecimento adquirido naquela tarde seria repassado aos seus vizinhos e amigos que não estavam lá. “Acho importante a gente conhecer e passar as informações pra quem não sabe”, contou a moradora.

Junto com Leila, estavam as irmãs Debora e Francielli de Almeida. Elas contaram que tinham uma forte ligação com o local porque o pai delas tinha ajudado a construir a ETE Fazenda Rio Grande há mais de 20 anos. “Ele sempre nos contava tudo o que havia feito, mas a gente nunca tinha entrado aqui. Ficamos surpresas em ver que o local é limpo e bonito”, disse Debora.

INVESTIMENTOS – Atualmente, o município está recebendo obras de ampliação do sistema de esgoto no valor de R$ 24.313.086,46. Os recursos asseguram que mais 8.928 famílias tenham o serviço de coleta e tratamento de esgoto. Para atender esses moradores, a Sanepar está implantando cerca de 150 km de tubulação.

A obra vai beneficiar diretamente os bairros Estados, Iguaçu, Santa Terezinha, Gralha Azul, Nações, Veneza e a Vila Pátria Minha. O esgoto coletado nessas localidades será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto Fazenda Rio Grande.

O prefeito Marcio Claudio Wozniack afirmou que a evolução do saneamento no município trouxe muitos benefícios para a população. “Conseguimos transformar recursos da população em obras, que dão bons resultados, como a redução do número de pessoas que foram atendidas no sistema de saúde por causa de problemas com saneamento”, afirmou.

Com a finalização da obra de ampliação do sistema de esgoto, o índice de atendimento com rede coletora da Fazenda Rio Grande será de 80%, número acima da média dos municípios atendidos pela Sanepar no Estado.

POTENCIAL AGRÍCOLA – A produção de lodo de esgoto com potencial agrícola chamou a atenção do presidente da Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande, Julinho do Pesque. O resíduo resulta do processo de tratamento e há dez anos a Sanepar desenvolve um programa que o destina para a agricultura. “Hoje tivemos a grata surpresa de saber que o lodo de esgoto pode ser utilizado na agricultura. Está aí uma sugestão para que os vereadores trabalhem para dar esse benefício a agricultores do município”.