Cinco prefeitos dos sete municípios do Vale do Ribeira, na Região Metropolitana de Curitiba, prestigiaram na segunda-feira (10), a inauguração do Escritório de Articulação do Sebrae/PR, em Itaperuçu. Com estrutura para ampliar o atendimento e as parcerias institucionais no território, o espaço vai estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios na região.

O diretor- superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, disse que o objetivo maior da entidade é estar mais próximo dos empreendedores no território. “O escritório vai gerar um contato mais próximo do território, abrindo novas oportunidades para inserção de soluções e projetos em favor do desenvolvimento dos empreendedores de micro e pequenas empresas, o que implica diretamente na economia dos municípios”, resumiu.

 

Tioqueta conta que o Sebrae ampliou sua estratégia de atuação no Estado, com a instalação de estruturas próprias em regiões com características similares, que delimitou como territórios. Neles, serão definidas ações de desenvolvimento regionais, engajando os setores privado e público e os escritórios de articulação, somados à estrutura de atendimento do Sebrae/PR serão os alicerces desta frente de atuação.

“Serão seis escritórios de articulação no Paraná. Este é o quinto e dessa forma estaremos muito mais próximos para atender com mais eficiência os nossos empresários”, reforçou.

Para o diretor de Operações, Julio Cesar Agostini, este modelo de operação facilita o atendimento dos consultores na região, que apesar de estar próxima à capital, apresenta desafios para seu desenvolvimento. “A presença do Sebrae demonstra o compromisso da entidade em trazer programas e projetos que vão contribuir com o desenvolvimento de todo o Vale”, analisou.

A expectativa dos gestores públicos com o escritório também é grande. O prefeito de Adrianópolis, Alcides Bassete, acredita que o principal é o pensamento coletivo. “Não estamos pensando no desenvolvimento de apenas um município, mas de todo o Vale do Ribeira. Não temos uma unidade do Sebrae em Adrianópolis, mas acredito que este escritório vai beneficiar os projetos de todos os empresários porque vai fomentar negócios em todas as cidades”, disse.

O prefeito de Itaperuçu, município sede do Escritório de Articulação, que abriu as portas para o Sebrae, destacou que acredita no desenvolvimento agregado à esta nova estrutura de atendimento aos empreendedores e que isso deve atrair também o interesse de novas empresas em se instalar na cidade. “Temos 28 mil habitantes e mais de 400 empresas aqui, em sua maioria pequenos comerciantes e lojistas. Mas estamos criando uma área industrial na cidade, com alto potencial, para gerar mais empregos e desenvolvimento para a região”, informou.

Em Doutor Ulysses, o desafio é ainda maior. O município carrega o peso de ter o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Paraná. Mas isso não desanima o prefeito Moises Branco da Silva. “Viemos aqui para ver de que forma podemos levar melhorias para o nosso município, que vive basicamente da agricultura familiar, produção de ponkan e mandioca. Estamos animados com a possibilidade de termos maior apoio em nossos projetos”, afirmou.

O vice-prefeito de Rio Branco do Sul, João Leomar Gueno, destacou as ferramentas do Sebrae para o desenvolvimento das empresas e disse que espera divulgar a novidade aos empresários da sua cidade para que aproveitem a nova estrutura para desenvolver seu trabalho nas mais diversas áreas. “Precisamos reforçar nossa economia nos três setores: comércio, indústria e agricultura para juntos criarmos as oportunidades para gerarmos mais emprego e renda. A ideia é atrairmos novas empresas e melhorar o que já temos. O Sebrae já nos apoia muito com a Sala do Empreendedor, instalada na prefeitura, mas temos certeza de que um reforço aqui vai desenvolver todo o Vale”, apostou.

Patrik Magari, prefeito de Cerro Azul, destacou o fato do escritório contar com colaboradores do Sebrae que vivem e conhecem bem a região. “Acho isso um diferencial. Eles estão no dia a dia convivendo com as necessidades e poderão nos ajudar a buscar soluções mais eficientes dentro de nossa realidade. Também acho a união de gestores públicos muito importante e tenho certeza de isso trará bons resultados a todos do Vale do Ribeira”, projetou.

O presidente da Cresol Leste Paranaense, Renato Hilmann, enalteceu o fato da parceria abrir as portas para o atendimento não só das empresas, mas ao agricultor local, que responde por boa parte da economia da região. “Esta é uma parceria para reduzir a desigualdade social e trazer desenvolvimento para a região. Vamos alinhar todas as diretrizes de atendimento e prioridades para que este Escritório de Articulação do Sebrae, aqui na Cresol, cumpra com seu papel de dar suporte aos pequenos negócios e orientar o pequeno produtor da agricultura familiar, que precisa do nosso apoio”, concluiu.

Também participaram da solenidade de inauguração do Escritório de Articulação do Sebrae no Vale do Ribeira, em Itaperuçu, o gerente do Sebrae/PR, regional Leste, José Ricardo Castelo Campos e Nilceu Nazareno, coordenador do Polo Regional do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná).

O escritório contará com dois colaboradores do Sebrae/PR, que atuarão em tempo integral para atender as demandas da região, além de contarem com a supervisão de um consultor, que atenderá empresas dos sete municípios do Vale: Itaperuçu, Adrianópolis, Rio Branco do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Tunas do Paraná e Bocaiúva do Sul.

Em princípio, serão trabalhados os programas Cidade Empreendedora, Projeto Crescer no Campo e o Programa de Apoio Direto à Inovação. As demandas e atendimentos realizados serão direcionados para os canais do Sebrae como Salas do Empreendedor e parcerias de atendimento espalhadas em vários municípios do Vale, conforme a necessidade.

Serviço
O atendimento no Escritório de Articulação do Sebrae/PR na Cresol de Itaperuçu já começou e será das 10 horas às 12 horas, e das 14 horas às 18 horas, de segunda a sexta-feira. O contato no espaço é o (41) 3603-1868.