Após o término oficial da campanha de vacinação contra a gripe, a imunização foi estendida para cobradores e motoristas de ônibus de transporte público, cuidadores de pessoas vulneráveis (como idosos e acamados) e população em situação de rua. A recomendação dos novos públicos foi decidida na reunião da Comissão Estadual de Infectologia, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

A vacina ainda continua disponível para os integrantes do grupo prioritário que ainda não atingiram a meta durante a campanha, e também para crianças na faixa etária de 5 a 8 anos, adultos na faixa etária de 55 a 59 anos, garis e bombeiros. Todas as unidades de saúde de Piraquara estão mobilizadas para atender o novo grupo prioritário.

 

 

Segurança

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.