Associação do Litoral posiciona-se contra a extinção das zonas eleitorais de Morretes e Guaraqueçaba

20 julho, 2017 às 15:03  |  por Mario Akira

A Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (AMLIPA) reuniu-se na manhã de quarta-feira (19), em Paranaguá, para discutir o rezoneamento eleitoral dos municípios do litoral. A criação ou extinção de zonas eleitorais em todo o território nacional, a partir de resolução do Tribunal Superior Eleitoral, já está em andamento nas capitais dos estados. No litoral, com o rezoneamento, as zonas eleitorais de Morretes e Guaraqueçaba serão extintas, pois estão entre as cidades que não atingiram a meta de 20 a 25 mil eleitores.

As zonas eleitorais dos municípios serão redirecionadas, Morretes teria sua zona eleitoral em Antonina e Guaraqueçaba em Paranaguá. Contra a portaria que extingue as zonas eleitorais, os prefeitos do litoral entendem que esta causaria muitos transtornos aos eleitores, principalmente, na questão do deslocamento de suas cidades para regulamentação de documentos.

 

 

A reunião foi uma solicitação da juíza Pamela Dalle Grave Flores, da 5ª zona eleitoral de Paranaguá. Estiveram presentes também o juiz eleitoral Rafael Kramer Braga, da 158º zona eleitoral de Paranaguá, o presidente da associação e prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, o prefeito de Morretes, Osmair Costa Coelho, o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim, o prefeito de Guaraqueçaba, Ariad Júnior, e o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.

Os prefeitos do litoral resolveram enviar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), em nome da AMLIPA e municípios, uma carta de repúdio à portaria que determina a extinção dos cartórios eleitorais por entender que dentre os prejuízos, a extinção restringiria o acesso à justiça e traria a subutilização dos imóveis dos cartórios eleitorais de Morretes e Guaraqueçaba.

Até agosto deste ano, um diagnóstico de cada município será apresentado para o TRE do Paraná, que após análise, encaminhará para o TSE. Em 2018, estas mudanças já deverão estar em vigor para a eleição.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>