A amamentação traz inúmeros benefícios tanto para as crianças quanto para as mães, e no próximo mês, a Prefeitura de Colombo realiza na cidade, alguns eventos para promover o mês da Amamentação Materna. O Agosto Dourado será promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde e tem como objetivo destacar a importância da prática da amamentação, como seus impactos sobre a saúde humana e seu menor custo para a sociedade e para o planeta.

A semana mundial da amamentação é comemorada há cerca de 20 anos entre os dias 01 e 07 de agosto e, em 2017, a lei que institui o mês como o do Aleitamento Materno foi aprovada. “É sabido que o leite materno possui inúmeros benefícios, tais como: está pronto, na temperatura certa, não custa nada, estimula o vínculo entre mãe e bebê, é perfeito para a saúde do bebê e é considerado padrão ouro e por isso a cor dourada e também Agosto Dourado”, conta a Coordenadora de Ações de Alimentação e Nutrição em Saúde, Fernanda Guskow Cardoso.

 

 

De acordo com o Ministério da Saúde apenas 9% das crianças recebem aleitamento materno até os seis meses e a média de aleitamento é de até 54 dias. A cor Dourada foi escolhida para representar o mês da amamentação devido ao valor e relevância que a prática possui.

Por isso, a Prefeitura decidiu dedicar todo o mês de agosto para o assunto, com eventos que ocorrem entre os dias 04, onde será realizado o Mamaço na Maternidade Alto Maracanã, e o dia 25 do próximo mês.

Entre as atividades oferecidas nos eventos estão a Ioga, Arteterapia, Biodança, Auriculoterapia e a Shantala, que é uma massagem indiana que proporciona ao bebê mais calma, sonos tranquilos e menos cólica.

Os eventos possuem vagas limitadas. Para mais informações procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. Os encontros acontecerão nos dias e locais indicados abaixo:

04/08

Mamaço – Maternidade Alto Maracanã – 09h;

10/08

Promoção do Aleitamento materno e Praticas integrativas complementares para a comunidade – Igreja Católica Bacaetava – 14h

11/08

Promoção do Aleitamento materno e Praticas integrativas complementares para a comunidade – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Roça Grande – Dia todo

18/08

Promoção do Aleitamento materno e Praticas integrativas complementares para a comunidade – Park Shopping Colombo – Dia todo

25/08

Promoção do Aleitamento materno e Praticas integrativas complementares para a comunidade – Igreja São Paulo da Cruz – Dia todo