Atento às comunidades que mais necessitam de atendimento, o Sesc Paraná lança a Unidade Móvel de Saúde da Mulher. Um serviço itinerante que oferecerá gratuitamente exames preventivos de câncer de mama, colo de útero e mamografias. O primeiro município a contar com a novidade é Fazenda Rio Grande, com atendimentos de 8 de agosto a 15 de dezembro. A iniciativa é parceira da Prefeitura de Fazenda Rio Grande e da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná (CMEG).

Os atendimentos ocorrerão mediante triagem feita por agentes comunitárias de saúde, conforme faixa etária. Os exames de mamografia serão prioritários a mulheres de 50 a 69 anos. Já os preventivos para mulheres de 25 a 64 anos. Também serão realizadas ações de Educação em Saúde e capacitação profissional. Estima-se, que durante o período de permanência da Unidade Móvel, sejam atendidas cerca de três mil mulheres. Posteriormente, a unidade seguirá para outros municípios da região metropolitana, atendendo a comunidades que apresentem baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

 


Lançamento

O lançamento ocorrerá da Unidade Móvel Saúde da Mulher será ao lado da Secretaria Municipal de Saúde de Fazenda Rio Grande – Rua Francisco Claudino dos Santos, 430, com solenidade prevista para 15h. Em comemoração à Semana do Aleitamento Materno, todas as mães participantes amamentarão seus filhos, ação esta batizada de “mamaço”. A programação do dia 8 de agosto também inclui uma feira de saúde, com aferição de pressão, teste de glicemia e orientações específicas para gestantes e lactantes, das 14h às 16h.
Unidades Móveis

O Sesc configura-se hoje como a maior rede privada de assistência à saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama e colo de útero do Brasil. Ao todo, são 25 unidades móveis que abrangem 22 estados da federação. Com equipamentos de última geração, a estrutura interna da unidade Móvel consiste em um consultório para realização de exames citopatológicos, sala equipada com mamógrafo digital e banheiro. Na parte externa, há uma tenda e equipamentos multimídia para as ações de educação em saúde. Para promover o diagnóstico de qualidade e a continuidade na realização de exames complementares e de tratamento gratuito, o Sesc tem parceria com o Hospital de Câncer de Barretos (SP) e com o Hospital Erasto Gaertner (Curitiba), ambos considerados referência nacional no diagnóstico e tratamento de Câncer.
Serviço
O quê? Lançamento da Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher

Quando? 8 de agosto

Onde? Secretaria Municipal de Saúde de Fazenda Rio Grande – Rua Francisco Claudino dos Santos, 430 – Pioneiros.