Uma proposta inovadora de governança está surgindo na Grande Curitiba. O Pró-Metrópole é um programa que propõe a integração da Região Metropolitana de Curitiba, unindo ações do poder público e da iniciativa privada. O secretário municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César, lembra que o programa atende às disposições do Estatuto da Metrópole e é pioneiro no Brasil. “O programa é composto por um Comitê Gestor que tem como presidente o prefeito Rafael Greca e como vice-presidente o empresário Hélio Bampi, da Fiep”, explica.

“O objetivo é estimular o desenvolvimento produtivo da região metropolitana por meio de ações estruturadas”, diz. Atrair novos investimentos e apoiar setores já estabelecidos são alguns exemplos citados pelo secretário.

 

 

Mercado comum metropolitano

Um exemplo de governança compartilhada pode gerar muitos frutos, ressalta o coordenador do programa, Alexandre Schlegel. Uma possibilidade que vem sendo discutida é a criação de um mercado comum metropolitano.

Segundo Schlegel, o PIB da Região Metropolitana de Curitiba chega próximo a R$ 4 bilhões, 46% de todo o Estado do Paraná. Deste total, somente 12% é reinvestido na região. “As compras governamentais podem ser feitas entre os municípios, o que ajuda a fortalecer a economia regional, assim como a geração de renda”, salienta.

Integração

Outras possibilidades ainda vêm sendo estudadas dentro do programa, como o fomento ao potencial e polos produtivos de cada município, manejo do abastecimento de água. “O turismo também é um assunto que será contemplado dentro do programa”, diz César.

Comitê gestor

O comitê é constituído das seguintes instituições: Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc); Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec); Fiep; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR); Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).