O Ministério da Saúde ampliou temporariamente a faixa etária de vacinação contra o HPV, para homens e mulheres de até 26 anos. As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde do município, e previnem infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelos tipos de HPV 6,11,16, 18, também o câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus e verrugas genitais (condiloma).

Segundo o ministério, a vacina é segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra quatro tipos do HPV (6, 11, 16, 18). Essa imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no país.

 

 

“A ampliação temporária segue orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, para a faixa etária de 15 a 26 anos, de ambos os sexos.A estratégia está sendo adotada em todo o país para priorizar as vacinas que estão próximas da data do vencimento. O esquema vacinal contempla três doses da vacina, sendo garantidas as doses subsequentes para quem iniciar o esquema vacinal nesse período”, explica a gerente de Infectologia e Vigilância Epidemiológica de Pinhais, Dielli Bondan Reis.