Comec pleiteia recursos federais para parques metropolitanos

29 agosto, 2017 às 14:27  |  por Mario Akira

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) inscreveu projetos de quatro parques metropolitanos no “Programa Avançar Cidades – Saneamento”, do Ministério das Cidades. Este programa empresta recursos federais para ações de saneamento inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para o processo seletivo de 2017/2018 foram destinados R$ 2 bilhões com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Foram solicitados recursos para o Parque Ambiental Piraquara, o Parque Natural do Iguaçu (Araucária), o Parque Ambiental Itaqui (São José dos Pinhais) e o Parque Metropolitano do Iguaçu (São José dos Pinhais e Piraquara). “Estes parques são importantes porque além de melhorar as condições de drenagem, minimizam impactos ambientais e criam novos espaços de lazer na Região Metropolitana de Curitiba”, diz Sandro Setim, diretor-presidente em execício da Comec.

 

 

Os quatro projetos totalizam R$ 79,2 milhões, sendo parte empréstimo e parte contrapartida do governo do Estado. Os parques contribuem para o sistema de contenção de cheias e melhoria da qualidade hídrica e drenagem. Também protegem as bacias mananciais do rio Piraquara (Parque Piraquara) e do rio Passaúna (Parque Natural do Iguaçu), preservam a Área de Preservação Permanente (APP) do rio Iguaçu (Parque Metropolitano do Iguaçu) e o meio ambiente, por meio da recuperação da vegetação nativa (Parque Itaqui).

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>