Richa e prefeito de Matinhos inauguram mais uma etapa do sistema de esgoto

11 setembro, 2017 às 08:08  |  por Mario Akira

O governador Beto Richa entregou na quinta-feira (07.09) a segunda etapa das obras de ampliação da rede de coleta e tratamento do esgoto em Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. Richa visitou a residência do casal de aposentados Enio Reis e Suzete Reis, que já está com seu imóvel ligado à rede. Depois, Richa inaugurou uma das 29 novas estações elevatórias de esgoto que compõem o sistema.

A segunda etapa das obras, que faz parte do maior programa de saneamento já feito no Litoral, foi entregue três meses antes da previsão inicial. “Fazemos o maior investimento em saneamento que o Paraná já viu e isso se traduz em qualidade de vida e saúde à população. Hoje as águas do nosso Litoral são consideradas as mais limpas do Brasil”, afirmou o governador. A secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, acompanhou a visita.

 

 

As obras de esgoto nos dois municípios representam um investimento de R$ 250 milhões e envolvem a construção de 29 estações elevatórias de esgoto, 500 mil metros de rede coletora e 25 mil ligações de esgoto. A previsão é que tudo esteja pronto em julho de 2018. Na primeira etapa das obras, entregue em janeiro deste ano, 6 mil novas ligações de esgoto foram liberadas. Nesta etapa são 7,5 mil novas ligações. A previsão de entrega era dezembro, mas a construtora adiantou em três meses.

Nas duas etapas das obras já são mais de 13,5 mil imóveis ligados à rede nos municípios de Pontal e Matinhos. O imóvel do casal Enio Reis e Suzete Reis marca a ligação de esgoto número 13,5 mil. Eles receberam a visita do governador e ganharam de presente uma placa para comemorar essa ligação. Há oito anos, o casal saiu de Quedas do Iguaçu para realizar o sonho de morar e aproveitar a aposentaria no Litoral. Suzete disse que agora com a rede de esgoto ficou tudo melhor, inclusive o cheiro que incomodava.

Em Matinhos são 69.041 metros de Rede Coletora de Esgoto (nas Micro Bacias: Bom Retiro, Bertioga, Paraná, Ipacaraí, Maristela, Tabuleiro, Rio da Onça, Caiçara e Remanejamento de rede em Caiobá), 3.926 ligações prediais e cinco Estações Elevatórias de Esgoto (Ipacaraí, Rio da Onça, Maristela, Tabuleiro e Caiçara).

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>