O município de Pinhais recebe entre os dias 13 e 17 de setembro o projeto ‘Caminho da Reciclagem’, iniciativa da Tetra Pak em parceria com o Carrefour. A instalação itinerante tem como objetivo estimular o descarte correto de embalagens longa vida, além de apresentar ao público características sustentáveis do produto, que é fabricado predominantemente com materiais de fontes renováveis, sendo totalmente reciclável.

 

 

A dinâmica do projeto é dividida em quatro etapas. A primeira, com o tema “renovabilidade”, mostra como as matérias-primas das embalagens cartonadas não se esgotam quando processadas de forma responsável, já que o papel provém de florestas com cultivo controlado e o plástico tem origem vegetal, sendo extraído da cana-de-açúcar. A segunda e a terceira etapas abordam a temática sobre a relação do consumidor com o produto e durante a última estação o público poderá acompanhar uma demonstração do processo de reciclagem das caixinhas.

A iniciativa itinerante compreende uma instalação que explica o ciclo de vida das embalagens longa vida, desde a produção, passando pelo consumo, descarte até a coleta seletiva. Desde o início do ano, o Caminho da Reciclagem já passou por diversas unidades da rede nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O projeto integra o programa ‘Juntos pelo Meio Ambiente’, lançado em 2008, em parceria com ambas as empresas e a Mondelēz Brasil. O programa coletou mais de 2.760 toneladas de materiais recicláveis em 2016, a partir de 138 pontos de coleta localizados em lojas do Carrefour em 47 municípios brasileiros. O volume arrecadado foi 38% maior na comparação com o ano anterior. Além disso, as estações de coleta apoiam 350 cooperados diretos e sua renda beneficia mais de 1.000 pessoas indiretamente. Além dessas iniciativas, o Carrefour conta com outros dois projetos voltados ao descarte correto de resíduos, incentivando que os clientes optem cada vez mais pela reciclagem das embalagens dos produtos que consomem.