Os novos membros dos conselhos consultivo e deliberativo da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) tomaram posse na segunda-feira (18), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Os órgãos são responsáveis por sugerir melhorias e implantar novas políticas públicas voltadas ao interesses dos cerca de três milhões de habitantes da grande Curitiba, formada por 29 municípios.

“Não são poucas as demandas e as prioridades da região metropolitana e com os Conselhos Deliberativo e Consultivo podemos buscar melhores soluções e respostas para todos os municípios, seja no transporte público, na geração de empregos, no saneamento básico e em diversas outras questões”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega.

 

 

O Conselho Consultivo é formado por um representante de cada um dos municípios que compõe a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e visa discutir planos regionais e questões de interesse metropolitano. “No Conselho, vamos fazer uma gestão integrada dos municípios, com uma ênfase maior no desenvolvimento de nossa grande região”, disse Marcio Claudio Wozniack, prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).

TRÂMITES – Os projetos sugeridos são encaminhados para aprovação do Conselho Deliberativo, que tem por objetivo ordenar, planejar e discutir as ações da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba. O Conselho Deliberativo é formado pelo governador do Estado, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, pela diretoria da Comec, um representante da metrópole (Curitiba) e um representante dos demais municípios (ASSOMEC).