Na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore no Brasil. Em alusão a data, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) de São José dos Pinhais irá realizar uma ação: serão plantadas 21 mudas de árvores no trecho 01 do Rio Ressaca. O evento terá início as 9h30, próximo a Rua Colorado e contará com a presença dos alunos da Escola Santa Rita. Na sequência, ação incluí o plantio de árvores em toda margem do Rio.

Serão plantadas Araucária; Pinheiro Bravo e Sibipiruna. O serviço será realizado pela equipe da Divisão de Paisagismo da SEMMA. “O plantio de árvores tem extrema importância, pois irão recompor a mata ciliar do rio ressaca, contribuindo para o aumento da biodiversidade na região”, explica o secretário de Meio Ambiente, Áriston Ghidin.

 

 

Ainda em comemoração ao Dia da Árvore, será realizado também o plantio de árvores no CAIC durante a tarde com a participação dos alunos das três unidades escolares que compõe o complexo educacional. E, no dia 22 de setembro, das 8h às 17 horas, será feita a coleta de lixo eletrônico no Paço Municipal.

As ações de plantio de árvores tem objetivo de conscientizar a população sobre a preservação das árvores e de todo o meio ambiente ecologicamente equilibrado. “A educação ambiental é constituída de ações permanentes e sempre com o cunho de conscientizar a população da importância de se preservar o meio ambiente e sempre atingem um público dedicado a preservação ambiental. Cada ação, por menor que seja, sempre irá fortalecer a consciência de preservação do meio ambiente”, explica o secretário.

O evento é aberto ao público e a perspectiva da SEMMA é que a comunidade local se envolva, “pois além do plantio, há um trabalho socioambiental com a comunidade, tudo no intuito de que a comunidade, em especial o alunos, passem a cuidar das árvores que serão plantadas nas margens do rio ressaca. A perspectiva é que a população se aproprie daquele local, passando a cuidar do espaço, mantendo-o limpo e com vida”, conta Ghidin.

Plantio de árvores

Desde 1999, quando foi implantado no Município o Plano de Arborização de Vias Públicas, a Prefeitura de São José dos Pinhais tem um programa exclusivo e gratuito para o Plantio de Árvores, que é realizado pelos funcionários da Divisão de Paisagismo. Lá, são recebidos os pedidos e, então, os responsáveis pela execução do serviço vão até o local com todas as ferramentas necessárias para o plantio. Só neste ano já foram plantadas 483 mudas de árvores nativas em diferentes bairros e prédios públicos.