Esta semana foi um dia de comemoração para a Saúde de São José dos Pinhais e toda a Região Metropolitana de Curitiba. Numa parceria entre o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e a Prefeitura de São José dos Pinhais foi firmado, na última terça-feira (19), o compromisso para a implantação do Centro de Especialidades do Paraná (CEP), o primeiro da Região Metropolitana de Curitiba. O serviço será inicialmente oferecido aos usuários do serviço público de Saúde dos 25 municípios que fazem parte do Comesp. Com a criação de um novo CEP na Área Norte, São José dos Pinhais atenderá os municípios da Região Sul Metropolitana.

 

 

“A assinatura para a implantação do CEP é uma grande conquista para a Saúde do Município, pois a iniciativa irá atender 100% das demandas de exames e consultas especializadas dos usuários da saúde pública de São José dos Pinhais, dentro das 5 linhas guias do Estado. Mas, ao mesmo tempo, será um grande conquista para toda a nossa Região Metropolitana. Assim, em nome dos nossos prefeitos do Comesp, queremos agradecer à presidente do Consórcio, prefeita Beti Pavin, por nos apoiar nesse projeto e, em especial, ao secretário de Saúde Michele Caputo Neto e a nosso governador Beto Richa que possibilitaram que esse grande projeto se torne realidade”, disse o prefeito Toninho Fenelon.

O Governo de Estado do Paraná destinará R$ 800 mil para compra de equipamentos e mobiliário. Ele também fará o repasse de R$ 500 mil por mês para auxiliar na manutenção do CEP. “Quando os municípios se juntam para ofertar serviços na área de especialidades é possível otimizar os recursos e ampliar o volume de consultas, exames e demais procedimentos. E é desta forma que queremos fazer aqui, seguindo o exemplo dos centros de especialidades que já implantamos em outras regiões. Com a abertura deste CEP daremos um passo importante para a qualificação do atendimento na Grande Curitiba. Por isso, vamos alocar recursos próprios, inclusive para custear o serviço, ajudando no pagamento de algumas despesas”, disse Caputo Neto.

O Centro de Especialidades do Paraná, unidade São José dos Pinhais, será o primeiro da região a adotar os modelos de atendimento preconizados pela Secretaria de Estado da Saúde. A intenção é que o paciente tenha acesso a consultas, exames e tratamento especializado em um único local, com atendimento multiprofissional.

De acordo com a presidente do Comesp, a expectativa é inaugurar o novo CEP no início de 2018. “Se tudo correr bem na licitação dos equipamentos, queremos abrir esta unidade já em janeiro do ano que vem”, assegurou.