As prefeituras do litoral do Paraná deram na quarta-feira (20) um importante passo rumo a uma gestão pública mais eficiente e transparente também a partir da colaboração da sociedade. Durante o I Fórum Internacional de Governo Aberto, os prefeitos de Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná assinaram junto a representantes da Escola de Políticas Públicas (EPP) e do Instituto Ethos os termos de parceria para o lançamento do programa Litoral Transparente.

As duas instituições são responsáveis por desenvolverem a iniciativa, que conta com o apoio da Techint Engenharia e Construção e articulação local da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral). A cerimônia também foi acompanhada por representante da Controladoria Geral da União.

 

 

A partir do compromisso firmado, cada administração municipal terá um ano para desenvolver e implantar ações que aprimorem mecanismos de participação social, de transparência da administração pública e de regulamentação anticorrupção com o objetivo fomentar a adoção de práticas e o desenvolvimento de iniciativas de Governo Aberto e integridade pública. Entre os temas abordados estarão ética, transparência e controle interno.

“Antes de tudo, o projeto envolve formação”, explica Ricardo Sudário, diretor da EPP. “E a Escola de Políticas Públicas enxerga a formação sob três pilares: formar equipes e não indivíduos; a sala de aula como mundo real, onde é possível promover uma abordagem do tipo “mão na massa” para entender desafios, prioridades e agenda de trabalho das pessoas e assim estruturar a metodologia de ensino; e, por fim, enxergar habilidades de relação como tão importante quanto habilidades técnicas”.

Ao longo da iniciativa os municípios terão seus desempenhos analisados em dois momentos conforme metodologia dos indicadores Cidade Transparente. Assim, será possível compreender onde houve melhoras e onde ajustes serão necessários.