No dia 15 de setembro, cinco professoras campo-larguenses que atuam no Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar – SAREH, no Hospital Infantil Waldemar Monastier, lançaram o livro Escolarização Hospitalar: Um espaço desafiador, que relata o trabalho desenvolvido dentro do Hospital Infantil Waldemar Monastier com pacientes em internamento. Após anos de dedicação à educação, Adriana Pissaia Boarão, Doraci Merchiori de Castro, Gislaine Rossato Barutti, Regina Fialkoski Basso e Rozeli Pissaia Gabardo Pereira, resolveram escrever o livro que agora foi publicado pela Editora Appris.

 


A obra expõe o trabalho realizado pelas professoras autoras dentro do hospital através do Sareh, descrevendo sua importância; relata experiências vivenciadas com pacientes em tratamento; a mediação do professor do hospital com os professores de sua escola de origem; o papel do pedagogo e traz um alerta sobre a necessidade de treinar a escuta pedagógica, na qual os profissionais precisam detectar e entender o inaudível e prestar atenção para além do que os ouvidos captam. Além disso, mostra as adaptações curriculares previstas na legislação, como métodos, técnicas e materiais a serem utilizados que podem precisar de alterações, pois as aulas no hospital têm uma importância maior do que ensinar e aprender conteúdos, pois o tempo na escola do hospital é muito diferente daquele usado na escola regular de origem.

Segundo as autoras “Escolarização Hospitalar: um espaço desafiador foi pensado devido à necessidade de se registrar o processo de ensino e aprendizagem planejado e implementado com as crianças enfermas. Não seria possível colocar em prática um trabalho tão específico se não tivéssemos uma rede de apoio de excelência: equipe de saúde; professores, pedagogos e diretores das escolas de origem; técnicos da Secretaria Estadual de Educação e equipe da Secretaria Municipal de Educação“, comentam.

Dr. Mauricio Dallagrana, Diretor Clínico, representando a direção geral do Hospital Infantil Waldemar Monastier, falou sobre a importância do trabalho educacional desenvolvido com as crianças, por meio da parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria da Saúde do Paraná, em que o SAREH, através das professoras, desempenha um papel fundamental para evitar a perda do ano letivo do aluno internado.

A Secretária Municipal de Educação de Campo Largo, Dorotéa Merchiori Stoco, em seu pronunciamento durante a solenidade, agradeceu as autoras pelo excelente trabalho desenvolvido com os alunos da Rede Municipal de Ensino e as parabenizou por dividir ações reais e significativas dentro da área educacional, importantes para a Educação do Paraná. “Parabéns por tornar o espaço hospitalar desafiador, alegre, contagiante, emocionante e de contínua aprendizagem, onde o cuidar, o educar, a atenção e o comprometimento dado às crianças hospitalizadas, nas suas necessidades, potencialidades e individualidades, fazem de fato a aprendizagem significativa”, salienta.