A Associação Montanhistas de Cristo, em parceria com moradores, Prefeitura de Quatro Barras e entidades, realizaram no sábado (23) e domingo (24) uma ação de recuperação de trilhas, coleta de resíduos e baldeamento de água no Morro Anhangava, em Quatro Barras, dentro do Programa Adote uma Montanha. A ação envolveu 22 voluntários, que juntos trabalharam pela conservação da montanha – considerada uma das mais importantes escolas de escalada do Brasil e um dos principais cartões postais de Quatro Barras, dada sua relevância como patrimônio ambiental da cidade.

 

 

Mesmo com a estiagem, o grupo de voluntários carregou trilha acima quase 320 litros de água para depósitos próximos às áreas de maior risco de incêndio. Armazenada em garrafas pet, a água de fácil acesso no cume do morro é essencial para uma resposta mais rápida no combate a incêndios, como o ocorrido no último dia 17. Grande parte dos casos são ocasionados por fogueiras, uma prática que é proibida no morro, que está dentro do Parque Estadual da Serra da Baitaca, uma unidade de conservação permanente. A proibição é prevista em lei, mas nem sempre é respeitada, o que acarreta grandes prejuízos à fauna e flora local.

A mobilização à favor da montanha contou com o apoio de membros da Fepam e do Corpo de Bombeiros, e também de pedreiras da região, que doaram pedras para as ações de contenção na trilha, entre elas as pedreiras Duarte, Morro Verde, Noibel e Piramirim. O evento também teve participação das secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura, e Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico, que também arregaçaram as mangas e participaram da ação.