O Ministério Público promove nesta sexta-feira, dia 29, a quarta edição do dia D da Inclusão Social e Profissional de Pessoas com Deficiência e Reabilitados pelo INSS no mercado de trabalho. A ação acontece em diversos Estados do País. Em Campo Largo, o Dia D acontece na Agência do Trabalhador. Estarão disponíveis vagas para diversas áreas, entre elas: administrativas, produção e serviços gerais.

Podem participar do evento, portadores de deficiência e beneficiários reabilitados do INSS, com nível de escolaridade a partir do fundamental incompleto. Para isso, basta dirigir-se à Agência do Trabalhador localizada na Rua Vereador Arlindo Chemim, 485, munidos de RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Além da disposição de vagas, o evento também estará realizando gratuitamente a emissão da 1ª e da 2ª via da carteira de trabalho, basta estar munido de RG, CPF e comprovante de endereço. Se solteiro, o candidato deverá ainda, apresentar a certidão de nascimento e, para os casados, a certidão de casamento (todos documentos originais).

 

Lei de Cotas
Empresas com mais de 100 funcionários, devem disponibilizar entre 2% e 5% das vagas de emprego aos deficientes e aos beneficiários reabilitados do INSS, conforme responsabilidade prevista na Lei de Cotas (8.213/91). O artigo 34 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), estabelece obrigações parecidas, pois intui em garantir e assegurar o direito ao trabalho aos cidadãos que possuem alguma deficiência.