Desde segunda-feira (25) ocorre em Piraquara a Semana de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea com a finalidade de mobilizar a população a respeito da causa. Na quarta-feira (27), a Regional do Guarituba recebeu as ações especiais programadas para a semana. Durante todo o dia foram realizadas coletas de sangue para o cadastro de doadores de medula. A mobilização contou também com distribuição de materiais informativos e orientações para a população da região. Às 8h e às 13h, ônibus saíram da Unidade de Saúde Caiçara e levaram voluntários até o Hemepar para doarem sangue.

 

 

Ações da Semana de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea

A programação continua durante o resto da semana. Na quinta-feira (28) a saída do ônibus com doadores de sangue até o Hemepar será da Unidade de Saúde do São Cristóvão, às 8h e às 14h. Na sexta-feira a saída do ônibus será da Unidade de Saúde Elfride, também em dois horários, 8h e 14h.

Lei Gustavo Rosa Calonga

A Lei Gustavo Rosa Calonga instituiu em Piraquara a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea, com o objetivo de esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a leucemia, além de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula.

O nome da lei foi escolhido em homenagem ao jovem piraquarense, Gustavo Rosa Calonga, que faleceu aos 11 anos em abril de 2014 por falta de um doador compatível de medula óssea. As ações vão ocorrer sempre no mês de setembro, na semana em que era comemorado o aniversário do Gustavo.