Na próxima terça-feira, dia 03, Rio Branco do Sul, região metropolitana de Curitiba, recebe o Cinesolar, projeto de cinema itinerante que leva curtas e longas-metragens para cidades de todo Brasil. Será uma noite de cinema com direito duas sessões: às 18h30 serão exibidos os filmes curta-metragens com o tema sustentabilidade e meio ambiente e a atração principal acontece a partir das 19h30 – com o longa Minhocas, (2013), animação em stop-motion feita em parceria entre Brasil e Canadá, dirigida por Paolo Conti e Arthur Nunes.

A iniciativa, desenvolvida pela Brazucah Produções, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, é patrocinada pela Votorantim Cimentos e utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade.

 

 

O projeto funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, por meio de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. O interior do veículo comporta 200 assentos para o público que são montados em locais públicos como praças e quadras poliesportivas.

A apresentação acontece em frente à Câmara Municipal de Rio Branco do Sul, na Rua Domingos Alessandro Nodari, 52. Em caso de chuva, será no Ginásio de Esportes José Percy Mainardes, na Rua Domingos Alessandro Nodari.

Sobre o Cinesolar

Desde o início de suas atividades, em 2013, o Cinesolar já realizou mais de 200 sessões em diversas cidades do país, ultrapassando 40 mil espectadores. Em compromisso com o meio ambiente, a economia de energia elétrica chega a 500 mil watts, equivalente a cerca de 900 horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além disso, o projeto visa perpetuar, por meio dos filmes reproduzidos, questões sobre sustentabilidade, levantando reflexões sobre o tema.

O CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, a energia solar.