A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde adquiriu um gerador para conservação de vacinas mesmo em caso de quedas de energia. O novo equipamento tem a função de assegurar os imunobiológicos, disponibilizados no serviço de vacinação, para que sejam mantidos em condições adequadas de transporte, armazenamento e distribuição. Além de permitir que continuem com suas características iniciais até o momento da sua administração.

O equipamento assegura ao município, uma melhoria de 100% de fornecimento e conservação das vacinas, sem perdas e/ou oscilações da temperatura. O gerador protege a sala de armazenamento que conta com sete geladeiras e seis câmaras de conservação – com capacidade de armazenamento de três mil doses.

 

 

“Antes a conservação de vacinas funcionava com as câmaras frias, mas quando havia queda de energia à noite ou final de semana e feriados, as vacinas acabavam sendo perdidas, pois não havia sistema de fornecimento de energia alternativo como esse gerador”, explica o secretário da pasta, Darci Martins Braga.

Lembrando que as alterações de temperatura, ou seja, o excesso de frio ou calor pode comprometer a potência imunogênica, o que pode acarretar a redução ou a falta do efeito esperado, já que produtos termolábeis e/ou fotossensíveis, necessitam de armazenamento adequado para que suas características imunogênicas sejam mantidas.

“É extremamente importante conservar corretamente as vacinas para manter sua qualidade e segurança do efeito esperado. Assim como evitarmos prejuízos com perdas de vacinas, que são materiais de alto custo e em sua grande maioria importados. Além de evitamos desabastecimento das Unidades Básicas de Saúde por perda de estoques”, explica Dr. Braga.

Distribuição

O gerador, que fica localizado na Central de Distribuição de Medicamentos é responsável por armazenar as vacinas do calendário vacinal e todos os insumos utilizados para aplicação dos imunobiológicos, como por exemplo, as seringas e agulhas.

A distribuição é feita por meio de caixas térmicas com controle de temperatura, com rotas de entrega prevendo o menor tempo possível de transporte. Nas Unidades de Saúde são conferidas as temperaturas de chegada antes da entrega. Lembrando que todas as UBS possuem câmaras de conservação exclusivas para imunobiológicos, as quantidades dispensadas são de acordo com os números de crianças por território de cada Unidade.