Por meio do programa “Cidadania e justiça também se aprende na escola”, estudantes dos 5ºs anos das escolas municipais de Campina Grande do Sul têm feito uma série de visitas ao Fórum do município e participado de uma conversa com a juíza Drª Paula Candeo Haddad Figueira. Na última quarta-feira, dia 27, foi realizada a segunda visita, com a participação de alunos das escolas Marcos Nicolau Strapassoni e Nilce Terezinha Zanetti.

 


A atividade é uma das etapas do programa. O tema já tem sido trabalhado em sala de aula com base no conteúdo da apostila distribuída pelo programa. A partir do que aprenderam, os alunos escreverão redações sobre o tema e a juíza escolherá as melhores. No final do ano, os autores dos textos escolhidos participarão de um júri simulado, em que representarão o juiz, promotor, advogado e jurados. Cerca de 875 estudantes dos 5º anos de todas escolas da rede municipal de ensino do município participam do programa.

Sobre o programa

O programa “Cidadania e justiça também se aprende na escola”, que existe desde 1993, foi idealizado pelo publicitário paranaense Sérgio Mercer e desenvolvido inicialmente no Paraná pelo magistrado Roberto Portugal Bacelar, com o nome “Justiça se aprende na escola”. O objetivo é formar agentes multiplicadores e possibilitar pesquisas, leitura, análise e reflexão sobre deveres dos cidadãos, ética, cidadania e justiça, além da conscientização sobre os direitos e a forma de exercê-los. Hoje, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são referências no desenvolvimento do programa.