De quarta (4/10) a sexta-feira (6/10), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil oferta a servidores municipais um curso básico de atendimento a emergências. A capacitação integra as atividades programadas na cidade para a Semana Nacional de Redução de Desastres, realizada de 4 a 10 de outubro.

“Entramos em uma estação chuvosa e, de acordo com a previsão meteorológica, poderemos ter chuvas intensas nas próximas semanas. Por isso, é imprescindível que todos estejam preparados para enfrentar uma emergência”, afirma o coordenador técnico de Proteção e Defesa Civil municipal, Nelson Ribeiro.

 

 

Além de servidores da Prefeitura, funcionários de Quatro Barras e de Campina Grande do Sul participarão do treinamento. “O objetivo é a padronização de conhecimento para que possamos integrar esforços e ações na resposta aos atendimentos às emergências decorrentes dos incidentes e desastres que possam ocorrer”, diz Ribeiro.

Durante o curso será explicado sobre o atendimento às emergências que envolvem produtos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares, além do uso do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ferramenta utilizada em diversos países para a organização das equipes de resposta e gerenciamento de qualquer ocorrência.

Também serão repassados conhecimentos básicos para avaliação de risco de deslizamento e desabamento em edificações e imóveis, pela equipe de engenheiros e arquitetos da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi). “A maior parte do curso será prática, com exercícios simulados de mesa e simulados em campo”, conta Ribeiro.

Semana de Redução de Desastres

Quarta-feira (4/10)

9h – Abertura oficial

Local: Academia de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal (Rua Amilcare Bientinezi, 16, CIC)

De quarta (4/10) a sexta-feira (6/10)

Curso básico de atendimento às emergências

Local: Academia de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal (Rua Amilcare Bientinezi, 16, CIC)

Segunda-feira (9/10)

9h – 1º Seminário Municipal de Redução de Risco de Desastres

Local: Salão de Atos do Parque Barigui

Terça-feira (10/10)

10h – Simulado de atendimento a emergências em ambiente escolar

Local: Escola Municipal Dom Bosco (Rua Nossa Senhora da Cabeça, 1.181, CIC)