A Prefeitura de Araucária, a Clínica de Saúde da Mulher e do Idoso (CSMI) e todas unidades básicas de saúde da cidade estão com uma caixa para receber doações de lenços e chapéus neste mês de outubro, que serão destinados a pacientes em tratamento de câncer assistidos pela ONG Espaço Vida Araucária (EVA). A iniciativa faz parte das ações da Campanha Outubro Rosa.

Muitas mulheres, enquanto fazem o tratamento contra câncer, perdem os cabelos e podem ter impacto em sua autoestima. Para auxiliar as guerreiras que estão passando por esse momento delicado, a ONG Espaço Vida Araucária (ONG que faz acompanhamento de pacientes com câncer e auxilia no resgate da autoestima e motivação) está fazendo algumas palestras durante o mês de outubro e campanha para arrecadar e também doar lenços e chapéus. Vale lenço de qualquer tamanho e tipo de tecido.

 

 
Só quem passa pelo tratamento entende o significado de usar um lenço na cabeça. Além da proteção contra o sol e frio, o adorno na cabeça pode trazer uma sensação de conforto. Luci Mara Modesti Montejane é uma das pacientes que já tiveram alta e que optaram pelo uso do acessório durante o tratamento. De acordo com a moradora do Guajuvira, desde o início a peruca não era uma opção por remeter a algo muito artificial. Além do mais, o custo de uma peruca bem-feita, com cabelo natural custa em torno de R$ 2 mil. Já o lenço era algo que a seu ver se incorporava com naturalidade ao visual e ao vestuário.

“O lenço não vem necessariamente para mascarar os efeitos do tratamento ou enfeitar a doença. O lenço vem acompanhado de um gesto de carinho, solidariedade em um momento de fragilidade, te nutre emocionalmente, traz conforto para o coração. Com o lenço ganhamos mais liberdade para circular sem chamar tanto a atenção”, avalia.

Luci lembra emocionada da aproximação de algumas pessoas durante seu tratamento e de pequenos gestos que contribuíram para que sua recuperação acontecesse amparada por sentimentos de esperança e bons pensamentos e incentiva a adesão à campanha. Ela mesma já doou quase todos seus lenços para pacientes do Hospital Gaertner e deixou um de contribuição na caixa de coleta da Prefeitura.