A Prefeitura de Paranaguá vai investir mais de R$ 900 mil só para as 11 associações que tiveram seus projetos aprovados no edital de chamamento lançado no início deste ano. Dentro do programa de esporte de alto rendimento foram aprovadas as associações Amigos do Basquetebol de Paranaguá, Monte Sião de Futsal e Handebol de Paranaguá. A Prefeitura também investe no programa de esportes para pessoas portadoras de necessidades especiais. A Associação Paralimpica de Paranaguá atua em várias modalidades como bocha e atletismo, enquanto a Associação de Voleibol Paraolimpica do Litoral desenvolve o esporte de voleibol sentado.

 

 

Seis associações tiveram seus projetos aprovados no programa de esportes de cunho social incentivando a prática esportiva, gratuita, no vôlei de areia, futsal, futebol, karatê, tênis de mesa e voleibol.

Os programas de cunho social se caracterizam por dar iniciação esportiva em diferentes locais. E, nesta categoria, tiveram seus projetos aprovados a Associação Agatha de Vôlei de Praia, Associação Pais e Amigos do Futsal, Amigos do Esporte, Ryuzo Kan de Karatê, Liga Litoral de Tênis de Mesa e Novo Esporte Litoral Paranaense.

Para o secretário de Esporte, Darlan Janes Macedo Silva, é importante que as associações tenham recursos do poder público para que os projetos possam ser desenvolvidos. “Acaba sendo uma parceria. Há associações e pessoas que têm uma meta de ajudar outras pessoas por meio do esporte e a Prefeitura vem e ajuda com os recursos financeiros”, disse Darlan, lembrando que as associações precisam preencher requisitos para terem seus projetos aprovados pela comissão avaliadora.

De acordo com o prefeito Marcelo Roque, a maior satisfação é saber que crianças, jovens e adultos estão mais longes do mundo das drogas quando estão numa quadra ou num campo praticando atividade esportiva. “Quando nossas crianças estão praticando uma atividade esportiva ou aprendendo um instrumento musical, sabemos que estão sendo melhores instruídas e isso não tem preço”, enfatizou o prefeito.