Outubro Rosa conta com programação especial em Colombo

5 outubro, 2017 às 14:29  |  por Mario Akira

O mês de outubro é marcado todos os anos por um período de mobilização nacional – conhecido como Outubro Rosa. A iniciativa visa estimular o cuidado à saúde da mulher, com ênfase na prevenção do câncer de mama e do colo de útero. O câncer de mama é a doença que mais provoca a morte de mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens.

Em Colombo, acontecerá uma programação especial promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde – que teve início na quarta-feira, 04, com o “Fórum de Saúde Mental na Rede de Atenção à Saúde no município de Colombo: 10 anos de ações territoriais”. Os Agentes Comunitários de Saúde participam no dia, 6, das 8h às 16h30, do encontro sobre o enfrentamento da Tuberculose e a sensibilização sobre o Outubro Rosa, no Hotel Estação Express, localizado na Rua João Negrão, nº 780 – em alusão ao Dia do Agente Comunitário de Saúde e Endemias, lembrado em 04 de outubro.

 

 

No dia, 17, das 10h às 15h, equipes de profissionais da saúde realizarão em frente à Prefeitura Municipal de Colombo – uma Feira sobre orientações de Saúde e Prevenção. Além de informações sobre autoexame, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e HPV (papilomavírus humano), nutrição e alimentação saudável. Já, no dia 19, das 9h às 16h30, no Auditório da Regional Maracanã, acontecerão Palestras de Promoção a Saúde. Neste dia, 17, a UBS Sede – terá o horário estendido das 8h às 20h, para coleta de exame preventivo.

No dia 21, todas as Unidades de Saúde estarão abertas para coleta de exame preventivo e encaminhamento para mamografia, das 8h às 15h. Neste dia, 21, também acontecerá o Dia do Bem – na Escola Municipal Jovino do Rosário, localizada na Rua Marechal Eduardo Gomes, número 571, no bairro Maria do Rosário – das 9h às 16h. Durante a programação os participantes poderão obter atendimentos médicos e de enfermagem; consultas com psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e dentistas. Além de cabeleireiros, manicures – bem como palestras relacionadas à saúde e qualidade de vida.

No dia 24, a UBS Fátima – terá o horário estendido das 8h às 20h, para coleta de exame preventivo.

“Uma campanha para tocar no peito” será tema da Caminhada Outubro Rosa, no dia 27. Com inicio às 9h, na Praça Nossa Senhora do Rosário, Centro – e chegada à Prefeitura. E,

E, no dia 30, a UBS Jardim Paraná – também – terá o horário estendido das 8h às 20h, para coleta de exame preventivo.

Serviço

Mais informações na Secretária de Saúde de Colombo – localizada na Rua: XV de Novembro, 2013 – Centro ou pelo telefone: (41) 3656-3697 e 3656-3606.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>