Quatro Barras realizou na segunda-feira (2) uma programação especial para comemorar o Dia Internacional do Idoso. O evento, promovido pela Secretaria de Assistência Social e Cultura e CRAS, reuniu centenas de idosos dos Grupos da Melhor Idade do Centro, Borda do Campo, Jardim Menino Deus e área rural, no plenário da Câmara.

Já na abertura, o prefeito Angelo Andreatta (Lara), a secretária da pasta e primeira-dama, Adriane Gomes Andreatta, e o vice-prefeito Roberto Adamoski, deram as boas vindas aos grupos e destacaram a contribuição de cada um deles para a cidade. “Só temos a agradecer a vocês pela contribuição que fizeram à Quatro Barras ao longo de suas vidas. Nada mais justo do que garantir atividades, programas e ações que agreguem a vocês qualidade de vida, saúde e bem-estar”, disse Lara.

 

Depois de realizar atividades de alongamento, o público acompanhou a palestra de representantes do Ministério Público sobre os direitos dos idosos. A assessora de promotor, Karina Dias Nascimento Sabatke e a assistente Raissa Sbrissia Mendes abordaram questões como transporte, saúde, lazer e cultura, e sobre tipos de violência praticados contra os idosos como o abandono, a negligência e a omissão, além da violência física.

“Nesses casos é importante denunciar. Temos hoje vários canais para atender a comunidade e receber as denúncias, que em sua maioria, são resultado de práticas que ocorrem dentro da própria casa”, disse Karina.

Onde denunciar
Os casos de denúncia podem ser comunicados no Disque 100 ou no Disque Idoso 0800410001. Mas também há outros canais mais próximos, dentro da esfera do município, como CREAS, CRAS e as próprias Unidades Básicas de Saúde.