A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Educação, promove entre os dias 23 e 27 de outubro a I Mostra Intermunicipal de Matemática. A ação vai contar com a apresentação de 53 projetos. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Tijucas do Sul, tem o objetivo de contribuir para a divulgação e popularização da ciência, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017, evento que será realizado em todo o Brasil, sob a temática “A Matemática está em Tudo”.

Por meio de parceiras público-privadas, a SNCT contará com palestras, oficinas, gincanas e mostras de trabalhos de alunos das unidades municipais de ensino, envolvendo as modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.

 

 

As ações serão realizadas em escolas, espaços públicos e em ginásios dos municípios proponentes e terão apresentações culturais de alunos do Programa Novo Mais Educação e de alunos de Escolas Especiais, no período diurno e da Educação de Jovens e Adultos, no período noturno. Aberto ao público, o evento prevê a visitação de alunos das escolas, dos Centros Municipais de Educação Infantil, dos colégios estaduais, das escolas particulares e algumas instituições de ensino superior, além da comunidade em geral.

“Visualizamos a I Mostra de Matemática com potencialidade para mobilizar ações que terão continuidade nos dois municípios, com objetivo de subsidiar alunos e professores nos processos de ensino e aprendizagem, proporcionando maior visibilidade para a área de Matemática. Dentre elas, a elaboração de encontros de formação continuada para professores, visando contribuir para a prática pedagógica, no trabalho com Robótica Sustentável, Xadrez e a Matemática a partir do uso de jogos e de materiais manipulativos”, explica a equipe organizadora do evento.

Dentre os participantes, encontram-se professores pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Universitário Internacional UNINTER, Faculdade da Indústria do SESC e do Colégio Estadual Costa Viana.

Os 53 projetos que serão apresentados na mostra permeiam a matemática em contextos diversos como Xadrez, Robótica, Ensino Religioso,Alfabetização e Letramento, Literatura, Artes e Educação Ambiental.

As inscrições para as oficinas e palestras já estão abertas, haverá oficinas sobre educação matemática para a Educação Infantil, oficinas de robótica, uso de jogos na sala de aula, sorobã, entre outras! Para fazer sua inscrição clique aqui! http://servicos.sjp.pr.gov.br/servicos/cursos/controller/