A Psicologia que atua no Serviço de Saúde Especial, em Araucária, iniciou neste semestre um projeto-piloto de atendimento Neuropsicológico para alunos do CMAEE – Área Intelectual – Joelma do Rocio Túlio. Este modelo de avaliação e reabilitação é inédito no país pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como foco o desenvolvimento cognitivo (inteligência) e das funções executivas (funções psicológicas superiores), incluindo a atenção, planejamento, percepção, memória, pensamento, controle dos impulsos, além da parte emocional. A ação da equipe de Saúde Especial, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), conta com o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

 

 

Após avaliação, o atendimento em Neuropsicologia consiste em cinco encontros com o aluno e participação de um familiar. De acordo com a responsável pelo projeto, o objetivo de incluir a família nas sessões é de proporcionar maior acolhimento e confiança no estudante, bem como motivá-lo e reforçar de forma positiva cada tentativa e avanços alcançados. “A ideia é que algumas atividades possam ser reproduzidas em casa com o objetivo de maximizar os resultados”, explica a Neuropsicóloga Adiele M. S. Corso, responsável pelo projeto-piloto.

Cilza Henrique de Oliveira, moradora no São Francisco, é mãe de uma aluna que já participou dos cinco encontros. Ela conta que percebeu melhora na capacidade de organização e de planejamento da filha em casa. Segundo ela, a filha passou a tomar banho sozinha e a ir para a cama dormir por conta própria. Antes, ela falava que não conseguia fazer as coisas. Hoje, mesmo que não consiga, ela faz questão de tentar, ressaltou a mãe. Benedito Galvani, também morador do São Francisco, destacou a melhora no comportamento do neto, que já participou de três encontros. Segundo o avô, o neto hoje está mais calmo, menos impulsivo e presta mais atenção no que ele diz.

Na Educação – O programa também abrange orientações específicas aos professores e equipe multidisciplinar do CMAEE Joelma, entendendo o estudante na esfera da saúde, educação e social, de maneira global. Após estes encontros, cada familiar e equipe do CMAEE Joelma terão um relatório completo escrito sobre os resultados da avaliação e reabilitação de cada estudante submetido ao programa.

Adiele tem intenção de realizar publicações científicas dos resultados alcançados, por meio de artigos científicos, simpósios e congressos, para compartilhar com os demais profissionais da área e incentivar a multiplicação desta ação em outras cidades do país. O Serviço de Saúde Especial fica à Rua Maria de Lourdes Grabowski Kampa, n°70, no Cachoeira, junto ao CMAEE – Área Intelectual – Joelma do Rocio Túlio.