Com o objetivo de capacitar cerca de 300 Agentes Comunitários de Saúde e Endemias para enfrentar um dos principais problemas de saúde pública no país – a Tuberculose – a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Departamento de Atenção em Saúde e Vigilância em Saúde promoveu no dia 6 de outubro, no Hotel Estação Express – uma capacitação de enfrentamento da doença.

A Prefeita de Colombo Beti Pavin participou do encontro e destacou a importância dos profissionais da saúde no auxilio do controle das doenças nos bairros do município. “Este encontro é um momento de integração e aprendizagem. Principalmente para estes profissionais que são multiplicadores de informação e que nos ajudam a controlar as doenças. São eles também que nos ajudam a identificar os casos e pacientes com possíveis sintomas da tuberculose”, disse a Beti Pavin.

 

 

No encontro também foi ressaltado a importância do acompanhamento e orientação do agente aos cidadãos. “O objetivo principal é prevenir as doenças e promover a saúde dos colombenses. Este encontro também faz parte de uma estratégia para facilitar o acesso à população para o diagnóstico, tratamento e cura da doença”, destaca o secretário da pasta, Darci Martins Braga.

A preparação dos profissionais é fundamental para assegurar que a população seja orientada da maneira correta. “Por isso, a preocupação em capacitar os nossos funcionários e deixá-los sempre atualizados”, afirmou o secretário da pasta, Dr. Braga.

A Prefeita Beti Pavin e o Secretário da Saúde Darci Martins Braga também entregaram o certificado do concurso de Receitas Agente Saudável 2017 – baseado no Guia Alimentar para a População Brasileira. Os Agentes Comunitários de Saúde da Unidade de Saúde Jardim Osasco receberam a primeira colocação. Já os ACS da Unidade de Saúde Sede receberam a segunda colocação e os ACS da Unidade de Saúde Santa Tereza ficaram na terceira posição.

Lembrando que o Dia do Agente Comunitário de Saúde e Endemias é celebrado em 04 de outubro e este mês também é alusivo ao movimento Outubro Rosa. Durante a programação os profissionais da saúde receberam informações sobre o tema – que visa debater a importância da prevenção do câncer de mama.