A Secretaria de Saúde de Piraquara continua com as ações do “Piraquara Rosa”. Na última terça feira (17) foi realizada uma palestra sobre prevenção do câncer de mama e de colo uterino, no Centro da Juventude, ministrada pela ginecologista e obstetra Beatriz dos Santos. Estiveram presentes mais de 100 pessoas, entre servidores de várias secretarias e estudantes do Colégio Estadual Doutor Gilberto Alves do Nascimento.

 

 

Para frisar a importância de um diagnóstico precoce do câncer de mama e chamar a atenção das mulheres para os cuidados com a saúde, a palestrante explicou sobre a identificação da doença em seus diferentes estágios e ainda expôs os diversos fatores de risco. “A doença é multifatorial, mas diminuir a gordura, não fumar, não consumir álcool diminui o risco”, ressaltou a Dra Beatriz.

De acordo com ela, o Outubro Rosa é também oportunidade para alertar sobre o câncer de colo de útero, que deve receber tanta atenção quanto o câncer de mama. O exame preventivo e o encaminhamento para a colposcopia, análise mais detalhada para avaliar anormalidades e indícios de câncer cervical, podem ser feitos em qualquer Unidade Básica de Saúde.

Édina Balduíno, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Piraquara, aproveitou a ocasião para lembrar sobre a vacinação contra o HPV, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. “Os jovens que estiveram presentes puderam aprender formas de prevenção e tratamento, o que é importante, uma vez que a recomendação do Ministério da Saúde é que a vacinação seja realizada antes do início das atividades sexuais, em meninas de 9 anos até 14 anos, 11 meses e 29 dias e meninos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dia e meninos. Meninas de 15 anos devem realizar a segunda dose e podem fazê-lo em qualquer UBS”, finalizou.