Na terça-feira, 17, aconteceu o I Encontro dos Secretários de Educação do Litoral do Paraná, no auditório da ACIAP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá). Junto aos Secretários Municipais de Educação das cidades do litoral, estiveram presentes funcionários das secretarias, representantes do Núcleo Regional de Educação do Estado, o Secretário de Saúde de Paranaguá, Paulo Henrique de Oliveira e a primeira-dama, Amanda Roque, que esteve representando o prefeito Marcelo Roque.

 

 

O encontro proporcionou a discussão de ideias que envolvem todo o litoral do Paraná. A proposta surgiu da necessidade dos municípios da região avançarem na educação. A iniciativa partiu da Secretária de Educação e Ensino Integral de Paranaguá, Vandecy Silva Dutra, para ela a troca de experiências entre as cidades é produtiva. “Com esse encontro conhecemos os problemas de cada localidade e as soluções criativas que foram adotadas. Isto pode auxiliar a resolver problemas em comum e fazer os progressos desejados na educação”, declarou Vandecy.

Para o Secretário de Educação de Matinhos, Jean Carlos Freire da Silva, esta reunião possibilita a união entre as cidades do litoral, com a mesma finalidade, que é a melhoria na qualidade do ensino. “Compartilhar as ideias e ações que realizamos e conhecer atividades feitas por outros municípios viabiliza estratégias que podemos realizar em conjunto”, afirmou Jean Carlos. Além de partilhar conhecimento o evento teve a proposta de definir ações, entre os municípios, visto que possuem afinidades. Segundo a Secretária de Educação de Pontal do Paraná, Laura Schimitz de Morais, para melhorar a educação no litoral é preciso trocar de experiências e definir de atitudes que auxiliem a todos. “Não estamos sozinhos, as ideias dos nossos vizinhos podem ser aplicadas a nós. Em conjunto foi possível estabelecer novas técnicas e procedimentos educacionais que ajudarão a todos”, finalizou Laura Schimitz.

Nesta primeira reunião foram discutidas questões que buscam melhorar o ensino como um todo, inclusive na formação continuada dos profissionais da educação, parcerias envolvendo o Estado e os municípios, obter eficácia e eficiência no trabalho desenvolvido e discutir os direcionamentos futuros. A próxima reunião será no município de Pontal do Paraná, no final do mês de novembro.