A Prefeitura de Araucária e o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Montagem, Manutenção e Prestação de Serviços nas áreas industriais do Estado do Paraná (Sindimont) assinaram um acordo de cooperação para disponibilizar banco de dados de trabalhadores que buscam oportunidades de emprego. A intermediação de mão-de-obra especializada vai atender às necessidades de empresas terceirizadas da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar). A medida visa dar maior transparência ao processo de encaminhamento desses candidatos. Tanto as empresas quanto os representantes da Petrobras estão cientes da maneira como o processo está sendo conduzido.

Como parte desta cooperação, a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) designou funcionários para atendimento diretamente na sede do Sindimont agilizar esses encaminhamentos. Desta forma, as informações e cadastros relacionados às contratações para a obra o estão ocorrendo somente na sede do sindicato (que fica à rua Vital Brasil, 291, Estação. Telefone: 3031-8706). É importante destacar que o trabalhador interessado em participar da seleção para essas vagas das empresas terceirizadas não precisa estar vinculado ao Sindimont.

 

 

Banco de dados – O banco de dados realizado na sede do sindicato está sendo encaminhado para as empresas contratantes. Na última remessa foram destinados os dados de 2.384 trabalhadores para seis empresas. As cartas de encaminhamento dos candidatos são emitidas pelo Sine. Convém destacar que a decisão da contratação é responsabilidade exclusiva das empresas contratantes.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego alerta aos moradores que, em virtude dos altos índices de desemprego no país, a procura por emprego tem sido muito alta e é comum a ocorrência de boatos espalhados em redes sociais e via celular. Para não se deixar levar por informações erradas, o trabalhador interessado nas vagas citadas neste texto pode esclarecer dúvidas pelo telefone (41)3031-8706.

Segundo a SMTE, a estimativa da Petrobras é de que a parada na Repar gere contratação de cerca de 1.200 trabalhadores terceirizados.