Implantado há cerca de um mês pela Prefeitura de Quatro Barras, o Linhão da Saúde está facilitando o acesso das comunidades rurais a vários serviços realizados na Sede, como a retirada de medicamentos controlados, a marcação de exames e o atendimento em consultas especializadas. A linha de transporte gratuito liga as Unidades da Sede, Campininha e Palmital, contemplando também moradores do Ribeirão do Tigre, Rio do Meio e Monte Alegre, que podem utilizar o transporte todas as segundas, quartas e sextas, nos períodos da manhã e da tarde.

 

 

Outro benefício diz respeito ao acesso aos exames laboratoriais, que agora ficaram mais rápidos. “É a primeira vez que utilizo o linhão e achei muito bom. Eu fazia esse trajeto a pé, da Campininha ao Centro. Era uma caminhada de quase uma hora”, contou o morador Rogério da Silva Drapala, de 32 anos, que foi retirar medicamentos na unidade central nesta quarta-feira (25).

Quem também aprovou a novidade foi a moradora do Palmital, Soeli de Fátima Slompo Santos, de 50 anos. “Eu amei a linha nova, facilita muito para resolvermos as coisas. Vou à Sede de 15 em 15 dias para buscar remédios contínuos para meu marido. Antes dependia da carona dos vizinhos ou conhecidos, o que agora não acontece mais”, comemorou Soeli, que mora na região há 17 anos.

Marciel de Jesus Ricce, de 38 anos, também usou o linhão nesta quarta-feira. “Tenho usado com frequência o transporte. Minha mãe faz tratamento e nossas idas são constantes à Sede para retirar suplementos alimentares e medicamentos. A nova linha está ajudando demais principalmente porque os horários de ônibus na área rural são reduzidos”, contou.

Novo horário

Atendendo uma solicitação dos moradores, o Linhão da Saúde agora inicia o itinerário mais cedo. A saída da Unidade de Saúde da Sede é às 8h e às 13h30. De lá, o ônibus segue pela BR 116, passando pelas regiões do Ribeirão do Tigre, Rio do Meio, Monte Alegre, Estrada do Vante, nas UBS do Palmital e Campininha, e na região do Florestal, de onde retorna à sede.