A Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria da Educação, promoveu o Curso da Cozinha Brasil – Sesi no mês de outubro, ministrado pela nutricionista Rosalva Jacobsen, com duração de quatro horas, para as merendeiras e auxiliares de serviços gerais do município. O Programa Cozinha Brasil ensina a preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdício, ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor.

Durante o curso foi abordado conteúdo teórico sobre nutrição e higiene dos alimentos com objetivo de promover a educação alimentar para aumentar o nível de saúde e qualidade de vida, incentivando a prática de uma alimentação baseada no alto valor nutritivo, baixo custo e no consumo de alimentos saudáveis.

 

A aula prática contou com a participação de uma aluna para a preparação de três receitas: bolo nutritivo de abobrinha, suco da horta e risoto de berinjela. As receitas são saborosas e aproveitam todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é descartado, como o caule, talos, cascas, folhas e sementes.

As aulas foram realizadas em um caminhão adaptado, que ficou estacionado ao lado do Teatro Municipal. Ao final do curso, os alunos receberam, gratuitamente, um livro de receitas do Programa Cozinha Brasil.

“Procuramos incentivar as nossas merendeiras com a oferta de cursos que agreguem conhecimento para um preparo de alimentação saudável, sempre voltada para o bem estar de nossas crianças”, ressaltou a secretária de Educação, Neiva de Oliveira.

Segundo a nutricionista da Secretaria de Educação, Laurita Cugler, “esse curso proporcionou às merendeiras aprimoramento de seus conhecimentos no aproveitamento total dos alimentos, reduzindo o desperdício e melhorando a qualidade nutricional”.

O curso foi aprovado pelo público. “Aprendi a enriquecer a alimentação de minha família. Minha filha mais velha não comia abobrinha. Fiz o bolo com o legume e ela adorou”, contou a auxiliar de serviços gerais Simone de Almeida.