As equipes da Unidade de Saúde da Família Maria Antonieta promoveram uma palestra com o tema “Como cuidar do Diabetes”. O evento reuniu os participantes do Grupo Hiperdia e as equipe de agentes comunitários, auxiliares de enfermagem e farmacêuticos que atuam na unidade. A ação foi realizada no salão da Paróquia São José Operário, no bairro Maria Antonieta.

Em Pinhais, as Unidades de Saúde da Família desenvolvem o Hiperdia, um programa do Governo Federal que visa cadastrar e acompanhar os pacientes hipertensos e diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus.

 

 

A iniciativa prevê que todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS) atuem com a comunidade, no sentido de garantir o recebimento dos medicamentos prescritos e desenvolver campanhas educativas, o que contribui para que se possa definir o perfil epidemiológico da população. A partir dessas informações é possível desencadear estratégias de saúde pública que venham a alterar o quadro de cada cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas e reduzindo o custo social nos municípios.