No sábado, 05, teve início a festa da Padroeira do Estado do Paraná, Nossa Senhora do Rocio, com a celebração da Santa Missa em Paranaguá. Repleta de fiéis, a cerimônia contou com presença das equipes de trabalho e a troca do manto da santa. A cada ano que passa, a festividade ganha novas formas de manifestações. Nos últimos 15 anos a programação tem sido ampliada e atualmente dispõe de cavalgada, procissões ciclísticas, marítima e motorizada, além da tradicional procissão de ida até a catedral, no dia 15, e a volta no dia 16. O Padre Joaquim Parrón, Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, fala sobre a preparação e expectativa para a festa.

 

 

“Trabalhamos durante meses para que ocorresse tudo bem na festa. São mais de 40 equipes de trabalho deixando tudo em ordem para que as pessoas possam expressar sua fé. Quero agradecer ao Prefeito Marcelo Roque que desde o início apoiou e colaborou nos preparativos para a festa, colocando todas as secretarias a disposição para receber os milhares de devotos que visitarão o Santuário”, declarou o reitor.

Na celebração deste sábado aconteceu a troca do manto da imagem de Nossa Senhora do Rocio, ato que é tradição e marco o começo das festividades. “A troca do manto é algo bem emblemático e faz parte da cultura religiosa do parananguara”, disse o Padre Parrón.

O Prefeito Marcelo Roque ressaltou o apoio e a importância da festa para a cidade. “A festa de Nossa Senhora do Rocio é extremamente significativa para o município e para a população. Além de movimentar o turismo religioso, nela os católicos e fiéis podem demonstrar sua fé e fazer seus pedidos e agradecimentos pelas graças alcançadas. Trabalhamos para tornar a festa cada vez maior e o reconhecimento como patrimônio imaterial da humanidade vai acelerar o crescimento deste evento”, declarou o prefeito.

A festa segue até o dia 19 com diversas atividades, novenas, missas, shows e muito mais. A programação completa pode ser acessada através do site do santuário do rocio: www.santuariodorocio.com.