A Campanha “Piraquara Rosa”, de prevenção ao câncer de mama e colo do útero, mobilizou as mulheres do município durante todo o mês de outubro. A edição de 2017 superou as expectativas com a grande adesão do público feminino não somente nas atividades de conscientização, mas na busca por exames nas unidades básicas de saúde. A mobilização foi encerrada na última terça feira (31) com a Caminhada Rosa, no Centro.

Somente no mês de outubro foram coletados mais de 1000 exames preventivos do câncer do colo do útero e feitas 685 solicitações de mamografias. Em cada atendimento nas unidades de saúde as mulheres ainda receberam orientações sobre prevenção, valorização, autocuidado e a importância do diagnóstico precoce.

 

 

De acordo com a Secretária de Saúde, Maristela Zanella, o bom resultado se deve ao envolvimento de várias secretarias municipais, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Câmara Municipal e principalmente da comunidade. “É um mês onde intensificamos a mobilização e o atendimento, e graças ao envolvimento de todos tivemos um resultando bastante positivo”, destacou.

A Primeira Dama de Piraquara, Professora Ana Elizabete Mazon Tesserolli, destacou a ampliação da participação das mulheres. “Por meio da Campanha Piraquara ampliamos as ações que já existiam no município durante o Outubro Rosa. Hoje ela tomou uma proporção maravilhosa com o aumento da participação e dos serviços oferecidos também. Sem falar nas diferentes atividades e nas caminhadas que são momentos de alegria, descontração e conscientização”, ressaltou.

Caminhada Rosa

A Caminhada da Prevenção ao Câncer de Mama encerrou as atividades da mobilização e mais uma vez reuniu centenas de pessoas no centro de Piraquara. Mulheres de diferentes idades, grupo da melhor idade, servidores de diversas secretarias, representantes de conselhos municipais e a população em geral participaram da caminhada que ocorreu na região central.

O grupo caminhou da Câmara Municipal até o Parque das Águas Jacob Simião. Na chegada, muita disposição foi apresentada com danças circulares, aeróbica, entre outras apresentações. Os participantes ainda foram recepcionados com uma bela e saudável mesa de frutas.