Aconteceu na tarde de segunda-feira, 06, o lançamento dos cursos gratuitos do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e dos cursos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Colombo. A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura de Colombo, IFPR Campus Colombo e UAB – Universidade Aberta do Brasil e Ministério do Trabalho. A cerimônia foi realizada no IFPR Campus Colombo – localizado na Rua Antonio Chemim, nº 28, Bairro Roça Grande.

 

 

Sobre os Cursos ofertados

Entre os novos cursos ofertados no campus da IFPR em Colombo estão os cursos: de Assistente Financeiro, Cuidador de Idosos e Operador de Computador.

No primeiro curso trabalham-se as disciplinas de informática básica, empreendedorismo, português instrumental, fundamentos da administração financeira, rotinas financeiras e análise financeira.

Outro curso oferecido é o de cuidador de idosos que busca aplicar os conhecimentos das áreas de anatomia e fisiologia do envelhecimento, segurança e qualidade de vida e envelhecimento, princípios de ergonomia, prática de higiene corporal, alimentação do Idoso, cuidados e orientações farmacológicas, doenças mais comuns na população idosa e atribuições do cuidador de idoso.

Já no curso de Operador de Computador os alunos cursam as disciplinas de sistemas operacionais Windows e Linux, aplicativos de escritório, ferramentas de internet e instalação e configuração de aplicativos.

Os cursos possuem carga horária de 160 horas aulas, que serão realizadas de segunda a quarta-feira, das 18h30 às 22h30. Para se cadastrar no curso é preciso ter o fundamental II completo – 9° completo, e ser maior de 15 anos.

Matrículas

As matrículas serão realizadas entre os dias 13 de novembro e 17 de dezembro na Agência do Trabalhador que fica localizada na Regional Maracanã. As aulas serão realizadas nas salas da Universidade Aberta do Brasil também na Regional Maracanã, nas dependências do Colombo Park Shopping.