Guarda Responsável de animais: pratique esta causa

8 novembro, 2017 às 14:00  |  por Mario Akira

Ninguém é obrigado a ter um animal de estimação, entretanto, ao fazer esta escolha assumem-se as responsabilidades pelos cuidados necessários ao bem estar de seus bichinhos. Este é um princípio básico da Guarda Responsável, um conjunto de regras que norteiam os projetos conduzidos pela Prefeitura de Pinhais visando a educação e conscientização da população e contribuir para a redução do número de animais nas ruas do município.

“O que presenciamos a cada dia é a irresponsabilidade de muitas pessoas, que deixam os animais terem livre acesso à rua ou até mesmo os abandonam à própria sorte. Esquecem que quando pegamos um animal devemos ter em mente que eles crescem e vivem em torno de 10 anos e que durante esse tempo nós somos os responsáveis por eles, devendo praticar a guarda responsável durante toda a sua vida”, explica a médica veterinária Solange Marconcin, da Seção de Defesa e Proteção Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

Mutirão de Castração

Pela primeira vez, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou duas edições do Mutirão de Castração o que resultou na castração de mais de 1.100 animais, entre cães e gatos. As ações foram direcionadas ao público que já havia se cadastrado previamente para realização do procedimento cirúrgico gratuito. “Desta maneira, reduzimos de forma significativa e eficaz a fila. Com a redução da demanda conseguiremos diminuir a espera para novos inscritos no projeto, devido ao credenciamento de clínicas veterinárias”, comenta Solange.

O Programa Gratuito de Castração de Cães e Gatos tem como premissa prevenir que mais ninhadas indesejadas venham ao mundo e sejam abandonadas. A iniciativa é voltada para moradores de Pinhais com renda familiar de até 3 salários mínimos, além disso os proprietários participam de uma palestra onde recebem noções do procedimento, cuidados com o pós-operatório e orientações sobre a legislação de proteção e bem estar dos animais.

Feira de Adoção de Cães e Gatos

Outra ação é o evento de Adoção de Cães e Gatos, onde seus tutores os levam até a feira e caso não sejam adotados deverão voltar para seus lares. Realizada mensalmente, a próxima edição acontecerá no dia 25 de novembro, no Bosque Municipal, das 13h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone 3912-5705.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>