Com o objetivo de otimizar o serviço de capelania no Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, a Secretaria de Saúde se reuniu com o Conselho de Pastores (Conpas), os capelães da Unidade de Saúde e a presidente estadual e nacional da Associação Brasileira e Internacional de Capelania, Nadia Mari Schiniski. Dentre os assuntos em pauta, falou-se da escolha de um coordenador de capelães e a organização do regimento da Lei de Capelania do Município.

“O serviço de capelania em hospitais tem sido muito requisitado nos últimos anos, pois ele oferece uma maior qualidade no atendimento às pessoas com carência espiritual, afetiva ou emocional. O serviço é realizado por capelães e tem o suporte do Conselho de Pastores do nosso Município”, disse o secretário de Saúde, Giovani de Souza.

 

 

Miriam Ribeiro da Silva, membro da Diretoria do Conselho de Pastores de São José dos Pinhais destacou a importância da escolha do coordenador de Capelania. “A Lei prevê que haja um coordenador. Ele será o elo entre a Secretaria de Saúde e a Administração Pública com os membros da capelania. Esta é mais uma ferramenta do hospital, que atua conjuntamente com os médicos e equipes de enfermagem; contudo, tem objetivos bem específicos”, destaca.

O serviço de Capelania é uma Assistência Religiosa e Social prestada aos serviços Civis e Militares, prevista e garantida pela Constituição Federal de 1988 (Lei 6923, Art. 5 e inciso VII).