Na noite de quarta feira (08) o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, foi um dos palestrantes da IV Semana Acadêmica do Curso Superior em Gestão Pública da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Ele participou do debate sobre a Crise das Finanças Públicas e mostrou como o município superou as dificuldades e avançou nos últimos anos e o planejamento para o futuro.

A mesa temática foi mediada pelo Professor Guilherme Ricardo dos Santos Souza e Silva com a participação também da Vereadora de Curitiba, Professora Josete, e do Vereador de São José dos Pinhais, Professor Marcelo. O público do evento foi formado por acadêmicos, servidores públicos e comunidade em geral.

 

 

O Prefeito Marquinhos apresentou a cidade, falou sobre o impacto da crise nos municípios e como Piraquara conseguiu avançar mesmo em um cenário desfavorável. “Foi uma oportunidade de expor um pouco do nosso planejamento, saneamento das finanças e outras ações que possibilitaram o avanço em todas as áreas mesmo em um período de forte queda de receita para os municípios”, enfatizou.

Ele também destacou os desafios e estratégias para ampliar as receitas e modernizar a gestão pública de Piraquara por meio do Programa de Modernização Tributária para o Desenvolvimento Local – PMAT. “Nosso desafio maior é buscar alternativas para ampliar a nossa arrecadação, mas não aumentando alíquotas de impostos e sim investindo na modernização da gestão pública e aprimoramento do nosso funcionalismo”, explicou.

A Coordenadora do Curso Superior em Gestão Pública, Cleci Körbes, destacou a participação dos palestrantes de acordo com o que o curso objetiva. “Diante do caráter aplicado do curso, buscamos fomentar a articulação entre a teoria e a prática e entre a administração e a política, concebendo os servidores públicos como agentes públicos. Proporcionamos o contato entre quem atualmente trabalha na Administração Pública e quem futuramente vai aplicar o seu conhecimento para a melhoria e a inovação nos processos de gestão de serviços públicos”, finalizou.