A área de preservação ambiental dos Mananciais da Serra, em Piraquara, estará aberta para visitação pública neste sábado e domingo (11 e 12). No local, é possível fazer caminhadas e trilhas a pé ou de bicicleta. Além das paisagens da Serra do Mar, o visitante pode observar as construções e equipamentos do primeiro sistema de abastecimento do Paraná.

É permitida a entrada entre 8h30 e 16 horas, com encerramento dos passeios às 17h30. A organização recomenda que o visitante use roupas e calçados confortáveis e proteção contra sol ou chuva (os passeios ocorrem mesmo com chuva), mantenha-se hidratado e use repelente de insetos, já que a região é de mata. Não se deve deixar lixo no local. É proibida a entrada de animais, bem como retirar ou recolher animais e plantas.

 

 

Nos Mananciais, os passeios mais comuns são a Trilha do Salto (1 km), a Trilha da Chaminé (1,5 km), o Santuário São Francisco (percurso de 2 km) e a Estrada do Carvalho (2,5 km). A duração mínima é de uma hora, entre ida e volta.

As visitas públicas aos Mananciais da Serra são promovidas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi.