Na última terça-feira 14/11, o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, reuniu-se com Secretários Municipais, diretores e representantes da Escola de Políticas Públicas (EPP) e do Instituto Ethos. Ricardo Sudario, Diretor da Escola de Políticas Públicas, explicou que este encontro marcou mais uma etapa do projeto “Litoral Transparente”, lançado em setembro deste ano. O projeto, desenvolvido em parceria com a EPP e o Instituto Ethos, capacitará equipes de seis Prefeituras do Litoral Paranaense nos próximos nove meses. Para implementar uma agenda relacionada a Governo Aberto, transparência e controle interno, a EPP e o Instituto Ehtos irão construir uma serie de capacidades e competências por meio de formações para equipes em cada prefeitura. Com isso, os gestores públicos têm mais subsídios para tomar decisões mais eficientes. As ações também visam estreitar a comunicação entre as prefeituras e a sociedade civil, reforçando a transparência da gestão.

 

 

Segundo Paula Oda, coordenadora de práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos, a agenda de trabalho da organização neste projeto de Governo Aberto com a Prefeitura de Matinhos, é avaliar a transparência ativa, por meio dos indicadores Cidade Transparente e trabalhar a capacitação da sociedade civil, por meio de oficinas sobre os temas do projeto.

Também foi proposta a assinatura do Pacto por uma Cidade Transparente e Íntegra, documento que consolida uma série de compromissos da gestão com a pauta de Governo Aberto, transparência, participação social e de integridade, assinado na ocasião. Esta é uma agenda positiva para o município, mostrando seu compromisso com a qualidade da gestão.