Respeitar as diferenças num país com grande diversidade é uma premissa básica da vida em sociedade. O Seminário Municipal de Diversidade de Pinhais chegou a sua sexta edição e colocou em debate a promoção, respeito e valorização da diversidade étnico-racial, orientação sexual, religião, crenças e intergeracionalidade. Com o objetivo de levantar estes temas para colaborar com o enfrentamento da discriminação no âmbito escolar e social, o evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doFórum Permanente de Educaçãoe Diversidade Étnico-Racial do Município de Pinhais.

 

O tema desta edição foi “A Diversidade como Potencialidade no Desenvolvimento de Sociedades Democráticas”, com ênfase nos direitos humanos enquanto direito universal, independentemente da cultura, credo, raça, gênero, sexualidade e condição econômica. Estiveram reunidos representantes de diversas entidades e profissionais da educação dos diferentes níveis e modalidades de ensino.

Presente no evento de abertura, a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, declarou que o combate ao preconceito é uma responsabilidade de todos nós. “Este é um exercício diário, nós precisamos pensar o que estamos fazendo pra enfrentar esta realidade, que infelizmente existe. Por isso, Pinhais sai na frente mais uma vez ao colocar o tema do respeito à diversidade em pauta”, afirmou Rosa Maria.

A secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini,também destacou a relevância o trabalho realizado pela Prefeitura. “Parabenizo todos profissionais envolvidos com a organização deste seminário. Temos a responsabilidade de colocar estes temas em destaque e debate, pois isso nos fará cidadãos melhores”, afirma a secretária.

Também estiveram presentes na abertura do evento o coordenador do Fórum Permanente de Educação das Relações Étnico-Raciais de Pinhais, Valdo Mello; presidente da Comissão Permanente da Diversidade da Rede Municipal de Ensino de Pinhais, Solange do Rocio Penna; representando a Câmara Municipal, a vereadora professora Cineia; o diretor geral da UTFPR – Campus Curitiba, Cesar Augusto Romano.