O Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (Colit) aprovou a licença prévia para a implantação de uma nova rodovia ligando o entroncamento com a PR-407 a Ponta do Poço, em Pontal do Paraná. A decisão foi tomada durante reunião do colegiado, realizada na segunda-feira (20), que contou com a participação de autoridades e moradores da região.

A licença prévia permite que se iniciem outras fases de estudos sobre os impactos da obra, que devem subsidiar a elaboração dos projetos de engenharia. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estabeleceu uma série de condicionantes que precisam ser cumpridas para que seja solicitada a licença de instalação da obra.

 

 

A estrada, de aproximadamente 23 quilômetros, integra um projeto para a construção de uma Faixa de Infraestrutura no mesmo traçado. Elaborado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística, ele também prevê a instalação de um gasoduto, um canal de drenagem, uma linha de transmissão de energia elétrica e um ramal ferroviário.

Até aqui, apenas a parte rodoviária do projeto recebeu o aval do Conselho. O processo segue agora para a Secretaria de Infraestrutura e Logística e para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que está solicitando a licença, para que as demandas do órgão ambiental sejam cumpridas.

OUTROS ITENS – Todos os 11 itens da pauta foram aprovados. Para o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Antonio Carlos Bonetti, as aprovações representam um importante avanço para o Litoral.

“Importantes empreendimentos para o desenvolvimento da região foram autorizados, respeitado sempre o direito dos conselheiros ao amplo debate sobre as matérias e de resolver as questões através do voto. Um exemplo do exercício da democracia”, disse.