Integrantes do comitê gestor do programa Pró-Metrópole, iniciativa da Prefeitura de Curitiba para promover a integração entre os municípios da região metropolitana e iniciativa privada, se reuniram na segunda-feira (20/11) para fazer um balanço das ações do ano. O encontro aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. O presidente do comitê gestor do programa, o prefeito Rafael Greca, destacou os avanços do Pró-Metrópole na criação de um modelo de governança compartilhada. “Acho muito proveitoso esse trabalho e gosto muito do conceito dessa grande cidade”, explicou. Greca lembrou que diversas ações feitas em Curitiba tiveram impacto positivo nas cidades vizinhas, como a reintegração do transporte coletivo.

 

 

Neste ano foram formados seis grupos de trabalho para discutir questões regionais: sobre os polos produtivos, pequenos negócios, agroalimentar, de águas, turismo, e da formação de um sistema de informação comum a todas as cidades. Greca reforçou que os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba têm mais de 30% da população do estado e são responsáveis por 41,2% do PIB do Paraná. “Nós temos a obrigação de cuidar da nossa grande cidade, pois ela é o nosso futuro”, concluiu.

A reunião também teve a apresentação do presidente da Comec, Omar Akel, que destacou os esforços dos órgãos em diversas frentes, tanto na área do transporte, como também no planejamento urbano. “Foram feitos investimentos importantes em diversas obras de mobilidade na região”, salientou. Um dos destaques citados foi o Sistema Integrado de Monitoramento Metropolitano que, junto a mais cinco obras de grande magnitude somam mais de R$ 130 milhões em investimentos.

Estiveram presentes na reunião o vice-presidente do Pró-Metrópole e da Fiep, Hélio Bampi, o presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o vice-presidente de Assuntos Institucionais da Faciap, Gastão Gonchorovski, o vice-presidente da ACP, Airton Adelar Hack, o superintendente do Ippuc para assuntos metropolitanos, Marcelo Ferraz César, o secretário municipal do Abastecimento, Luiz Gusi, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, e o coordenador do Pró-Metrópole, Alexandre Schlegel.