No último domingo, 19, foi realizado o encerramento do Projeto Veterinário Mirim, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente de Pinhais, em parceria com a Secretaria de Educação. No palco do Cenforpe, a peça Cão e Cheddar encerrou as atividades de 2017, com uma mensagem sobre a importância do bom trato aos animais e também da guarda responsável. Esta edição do projeto foi desenvolvida em 43 escolas e Cmeis, atendeu 2.939 crianças, 123 professores e o teatro foi assistido por 14.087 crianças da rede municipal de ensino.

 

Durante o encerramento das atividades, a vice-prefeita, Rosa Maria, salientou a importância deste trabalho para conscientizar a população sobre a sua responsabilidade frente aos animais. “Enfrentamos diariamente esses problemas de guarda responsável, e quando iniciamos esse ensinamento com as crianças pequenas o resultado sempre é melhor, pois, elas irão crescer já sabendo qual é a sua responsabilidade frente a isso”, disse Rosa Maria.

Estiveram presentes além da vice-prefeita Rosa Maria, a Secretária de Educação Andrea Franceschini e a Secretária de Meio Ambiente Rosana Boeira Ilhéu.

O Projeto
Inicialmente foi proposto como Concurso Veterinário Mirim, no ano de 2006, coordenado pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Naquele primeiro momento, somente duas escolas municipais participaram do projeto. No decorrer dos anos outras unidades de ensino aderiram e, desde 2013 100% das escolas municipais passaram a integrar o concurso.

A partir de 2014, a ação passou a ser de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mantendo a atuação da Secretaria Municipal de Educação e UFPR. “Em 2017 foi feita uma enquete nas escolas e houve a necessidade de adequação do formato, que já completava seus 10 anos. Dessa forma, a partir deste ano, o concurso transformou-se no Projeto Veterinário Mirim, uma ação de educação multidisciplinar, envolvendo a SEMMA e a SEMED”, explica a médica veterinária da SEMMA, Solange Marconcin.