Representantes das Secretarias de Saúde e Fazenda participaram, na tarde de quinta-feira, 23, da 10ª Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Colombo. A iniciativa aconteceu na Câmara de Vereadores do município e teve como objetivo esclarecer questões voltadas aos recursos destinados ao VIGIASUS e o novo Protocolo de Classificação de Risco que será implantado no Pronto-Atendimento Maracanã. Além do convênio 003/2015 firmado entre Prefeitura Municipal de Colombo e Irmandade da Santa Casa da Misericórdia Nossa Senhora do Rosário Colombo.

Técnicos da saúde explanaram sobre o primeiro assunto que entrou em pauta durante a reunião – à apresentação e aprovação dos recursos do VIGIASUS que são destinados às ações e fortalecimento da Vigilância em Saúde e também a Planilha da Aplicação dos Recursos do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde.

 

 

Durante o encontro, também foi apresentado o Protocolo de Classificação de Risco, proposto pelo Ministério da Saúde – que será implantado no Pronto-Atendimento do Maracanã (PA) – a partir do dia 1º de dezembro. De acordo com a diretora administrativa da Secretaria de Saúde, Nice Lara, que na ocasião, representou o Secretário de Saúde, Darci Martins Braga – o novo serviço proporcionará um atendimento qualificado e especializado aos pacientes, além de reduzir as filas de espera.

“O nosso foco é o paciente. Estamos trabalhando para melhorar as condições de acolhimento das pessoas que chegam ao PA, priorizando o atendimento humanizado e a capacitação dos nossos profissionais”, ressaltou Nice.

O PA Maracanã vem recebendo diversas melhorias, entre elas uma pintura nova e poltronas que serão destinadas aos pacientes que estão em observação, recebendo medicações rápidas e também para os acompanhantes. Lembrando que são realizados 300 atendimentos – ao dia – no Pronto-Atendimento.